Já foi noticiado em diversas mídias. Até o jornalista Flávio Gomes dedicou uma postagem em seu BLOG para tratar do assunto. E o que nós, praia-grandenses, podemos fazer? Segue abaixo interessante artigo do site SÃO PAULO ANTIGA, sobre um dos maiores patrimônios históricos de nossa cidade.
AEROCLUBE DE PRAIA GRANDE
Entretanto na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, está ocorrendo um dos maiores desrespeitos à memória da aviação brasileira com o total esquecimento e abandono do Aeroclube de Praia Grande.A esquecida pista do aeroclube não trata-se de apenas um velha pista de pousos e decolagens abandonadas. É parte inseparável da história do Brasil com fatos que marcaram não só a vida de Praia Grande, mas de todo o país.
Inaugurado em 1936 como Aeroclube de Santos por santistas apaixonados por aviação, o Aeroclube de Praia Grande serviu por décadas como ponto de apoio para a Aeronáutica e foi uma das primeiras pistas no Brasil utilizadas pelo Correio Aéreo Nacional nos anos 1940. Foi ali também que pousou inúmeras vezes o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, e foi onde desembarcou o ex-presidente Jânio Quadros por ocasião da sua renúncia.
Tantas memórias e tamanha importância histórica seriam mais que suficientes para que o local fosse preservado e mantido em operação, como símbolo da cidade e, principalmente, parte integrante da história do Brasil. Mas isso simplesmente não está acontecendo.
Do pouco que resta no local, a calçada em mosaico português é a única coisa que ainda se mantém absolutamente preservada. Poucas pessoas reparam, mas em toda calçada da entrada há pequenos aviões feitos de pedra, decorando o local. Algo que com o abandono e falta de manutenção poderá em breve se perder.
Imagine quantas pessoas vão até o aeroclube conhecer o local onde pousaram Jânio Quadros e Antoine de Saint-Exupéry e voltam frustrados ? Quem está perdendo com turismo é o próprio município. Se o local é privado ou público não importa, o que importa é que algo precisa ser feito, e rápido!